Quero meus pontos no jogo

O que é gamificação?

Posted By Josias Jr. | | Gamificação, Engajamento, Motivação, Equipes

Gamificação é um termo aportuguesado da palavra em inglês Gamification. Gamificação surgiu a partir da necessidade de inserir conceitos lúdicos¹ no dia a dia das pessoas. De acordo com Brian Burke da Gartner INC, definiu em seu livro intitulado GAMIFICAR que a gamificação tem como premissa "criar modelos de envolvimento completamente novos tendo como alvos comunidades de pessoas e o objetivo é motivá-las para que atinjam metas que elas próprias desconhecem". A satisfação da gamificação acontece através da aplicação de experiências digitais e de mecânicas/Mecânicas de jogos.

  • Mecânicas de jogos: descreve os elementos-chave que são comuns em muitos jogos, tais como: pontos, medalhas, rankings, moedas digitais e etc;
  • Experiência digital: apresenta a jornada que os jogadores terão de percorrer utilizando-se de elementos como: sequência dos passos do jogo, reconhecimento do ambiente e a decodificação do roteiro, se existir.

Ao contrário que a maioria das pessoas pensam, gamificação não é a criação de um jogo que representa o funcionamento da empresa. A ideia principal é que as pessoas continuem inseridas no seu mundo mas com as mecânicas de jogos inseridas no seu dia a dia.

Os três pilares da gamificação são: alterar o comportamento, desenvolver habilidades e impulsionar inovação.

¹Lúdico: visa trazer divertimento atrelado a outros objetivos. Atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.

MISSÃO

  • Que tal conhecer um pouco sobre gamificação? Leia o pequeno artigo e registre a sua leitura clicando no botão Quero meus pontos no jogo.

    10 xp
    10 moedas

Follow Us